2 de mar. de 2007

Há Ineqüidade na Homeostase?

Nestes últimos tempos, relativos à realidade subjetiva na qual estamos inseridos, temos visto várias ações que nos trazem esperança na manutenção da Vida. A preocupação crescente com o futuro do meio ambiente e os inúmeros prognósticos conciliatórios entre desenvolvimento econômico e qualidade de vida são mais uma prova cabal de que a conscientização da Humanidade abre novos caminhos para a ação do pensamento quântico, e que este realmente interfere no nosso futuro.


Imagine que todo dia você regue uma pequena planta, que se encontra em um jardinzito próximo ao seu lar. Essa interferência objetiva no desenvolvimento molecular do vegetal trará um óbvio resultado: a planta irá germinar, crescer, evoluir, ficar cada vez mais vistosa, completando seu ciclo de vida. Ora, se você não tivesse regado a plantinha, a não-interferência implicaria, segundo a teoria matemática do Caos, que as chances da planta sobreviver decresceriam. Ao contrário, quando ela foi regada e cuidada com atenção, a probabilidade dela sobreviver aumentou consideravelmente, ou seja, o mundo se remodelou, se redefiniu, de acordo com a interferência objetiva do ser subjetivo que é você. A maravilha das novidades da física quântica é que esta linha de raciocínio, desde há muito conhecida por antigos sábios, hoje é um paradigma da Ciência.

Esperamos que a progressiva onda de divulgação dos problemas que a Natureza enfrenta transforme-se em um novo paradigma para todos nós, nos termos mais concretos delimitados pelo filósofo Thomas Kuhn.

UPDATE: Tornamos público nosso e-mail, para que os leitores possam enviar suas dúvidas para serem analisadas pelos profissionais do Instituto Quântico Brasileiro. Envie perguntas ou sugestões para institutoquanticobrasileiro@gmail.com.
Aliás, queremos agradecer desde já as inúmeras manifestações de apoio e questões enviadas a nós por colegas e alunos dos professores fundadores do blog. Esperamos servi-los com a nata das informações.

Além disso, anunciamos que a Associação Quântica Brasileira está em vias de negociação com grupos de divulgação científica da Argentina e Peru, para criar uma via panamericana aos interessados em conhecer as últimas tendências da Ciência, de maneira objetiva e de fácil compreensão.

Nenhum comentário: