
Ora, os animais não são um emaranhado de matéria bruta, seca, cegos, como a figura sugere. Eles são úmidos, com órgãos de sentidos, cheios de vida radiante, com cérebros que podem ser até maiores que os nossos.
Talvez o preconceito de que os animais são "seres inferiores" provém da falta de conhecimentos sobre eles, ou talvez de um bobo elitismo especial humano. O que faz as pessoas sentirem-se assim, melhores que os elefantes, jumentos, asnos e burros da fauna Gaia? Qual seria a utilidade dos bichos, muitos se perguntam. Ora, se os animais servem apenas pra comer, defecar, andarilhar à toa, reproduzir-se e morrer, servindo de matéria bruta para os ciclos atômicos e colaborando para o equilíbrio ecológico, então eles são iguais a muitos humanos. Não há variação de mérito. Considerando o último item, a ajuda ao equilíbrio ecológico, então talvez possa-se ver alguma variação meritológica, obviamente a favor dos animais.
Porque seres tão especiais, ilustrações perfeitas do equilíbrio natural, não teriam consciência cósmica? Deixemos essas bobagens preconceituosas de lado.